O sabor, as cores e as texturas da comida baiana

Conheça um pouco mais das referências que resgatam uma mistura internacional e totalmente histórica

São três influências principais que compõem a culinária baiana como é hoje. Antes dos portugueses chegarem em 1500, os índios nativos já tinham uma base alimentar com macaxeira (conhecida também como mandioca), milho e frutos silvestres. Após a chegada dos colonizadores, carnes e peixes foram inseridos no que podemos chamar de cardápio geral. Por último, mas não menos importante, a culinária africana foi também complementar à essa mistura riquíssima que temos hoje, acrescentando ingredientes muito específicos como pimentas e o famoso azeite de dendê.

Tudo isso resultou no que você experimenta hoje tanto em solo baiano, como em reproduções Brasil e mundo à fora. Um dos elogios que mais recebemos dos turistas é em relação a nossa comida, e isso se estendeu até para um documentário da Netflix, chamado Street Food: América Latina. Danilo Mesquita, ator e cantor baiano, aprendeu como se faz a tradicional moqueca com uma das principais personagens deste documentário! Você pode assistir clicando aqui.

Que tal se aventurar igual ao Danilo e fazer seus pratos baianos? Aqui vão alguns tradicionais que tem, como base, a pimenta, o azeite de dendê e o coentro.

> Caruru

> Moqueca

> Vatapá